quinta-feira, 30 de outubro de 2008


Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo com motivos religiosos. Utilizamos as técnicas de "decoupage" e "craquelê" ... eu particularmente adoro a técnica de "craquelê" , acho que dá um ar de antiguidade e charme a peça deixando o trabalho bem mais valorizado. "Decoupage" já explicamos um pouquinho sobre ... mas o "craquelê" é novidade por aqui.
Craquelê :

O Batik surgiu originalmente na Indonésia. Era uma arte nobre, que apenas as princesas e suas damas podiam praticar, pois somente elas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos (normalmente a seda) de forma tão detalhada e elaborada. As tintas que usavam eram extraídas de plantas nativas e preparadas nas habitações, cercadas do maior segredo.Batik ou Ambatik é um nome javanês que significa desenhar, escrever.
Uma Técnica de Vedamento
Há 2000 anos a.C. no Egito, em Java, na Índia, na China, na África e na Indonésia, já estampavam-se os tecidos com a técnica do batik que era usado, através da impressão de mensagens e notícias, como meio de comunicação. Só mais tarde esta técnica passou a ser empregada para estampar tecidos de vestuário. Podemos dizer que o batik é uma técnica de vedamento, pois as partes cobertas com a cera não recebem tinta. Desenha-se com a cera sobre o tecido branco ou cru, que depois é tingido normalmente com a cor determindada. As linhas e ranhuras coloridas que vão surgindo no desenho são chamadas de "craquelê", que é a maior característica desta técnica e que contribui para realçar o trabalho. Antigamente, no batik primitivo, para cada cor aplicada o tecido era encerado, tingido, vaporizado e removia-se a cera a cada aplicação de cor. Este processo, hoje em dia, está bastante simplificado. Mudamos muito o estilo, criamos novas técnicas, além de dispormos de diversos tipos de corantes, anilinas e tintas para tecidos, o que nos facilita bastante a vida. Também simplificamos muito os riscos e temas. A introdução destas novas técnicas simplificaram tanto a execução do batik que, hoje em dia, por exemplo, é possível usar, para um único trabalho, todas as cores desejadas, em apenas três ou quatro tingimentos. Essa técnica é conhecida como a técnica do "Falso Batik".
Ass: Fabrícia Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário