sexta-feira, 31 de outubro de 2008



Essa Cadeirinha Infantil foi uma encomenda e ficou muito lindinha! Aqui pintamos e aplicamos decoupage de flores e borboletas, dando a sensação lúdica de jardim. Escolhemos a cor rosa porque o presente era para uma garotinha, muito fofa, sobrinha de uma amiga. O resultado ficou bem interessante tanto para compor a decoração do quarto, quanto para entrar na brincadeira!

Bom final de semana!

Ass: Fabrícia Negreiros

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Porta controles "cinema"


Esse porta controles foi presente pra Karla e seu amado. Não ficou legal esses motivos de filme? Ela escolheu e ficou tudo de bom.

Caixa natalina "ursinhos"


Essa caixa ficou muito fofa! Um porta trecos tudo de bom. Aqui fizemos pintura e aplicamos esse papel de decoupage apaixonante! Quem resiste?

Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo com motivos religiosos. Utilizamos as técnicas de "decoupage" e "craquelê" ... eu particularmente adoro a técnica de "craquelê" , acho que dá um ar de antiguidade e charme a peça deixando o trabalho bem mais valorizado. "Decoupage" já explicamos um pouquinho sobre ... mas o "craquelê" é novidade por aqui.
Craquelê :

O Batik surgiu originalmente na Indonésia. Era uma arte nobre, que apenas as princesas e suas damas podiam praticar, pois somente elas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos (normalmente a seda) de forma tão detalhada e elaborada. As tintas que usavam eram extraídas de plantas nativas e preparadas nas habitações, cercadas do maior segredo.Batik ou Ambatik é um nome javanês que significa desenhar, escrever.
Uma Técnica de Vedamento
Há 2000 anos a.C. no Egito, em Java, na Índia, na China, na África e na Indonésia, já estampavam-se os tecidos com a técnica do batik que era usado, através da impressão de mensagens e notícias, como meio de comunicação. Só mais tarde esta técnica passou a ser empregada para estampar tecidos de vestuário. Podemos dizer que o batik é uma técnica de vedamento, pois as partes cobertas com a cera não recebem tinta. Desenha-se com a cera sobre o tecido branco ou cru, que depois é tingido normalmente com a cor determindada. As linhas e ranhuras coloridas que vão surgindo no desenho são chamadas de "craquelê", que é a maior característica desta técnica e que contribui para realçar o trabalho. Antigamente, no batik primitivo, para cada cor aplicada o tecido era encerado, tingido, vaporizado e removia-se a cera a cada aplicação de cor. Este processo, hoje em dia, está bastante simplificado. Mudamos muito o estilo, criamos novas técnicas, além de dispormos de diversos tipos de corantes, anilinas e tintas para tecidos, o que nos facilita bastante a vida. Também simplificamos muito os riscos e temas. A introdução destas novas técnicas simplificaram tanto a execução do batik que, hoje em dia, por exemplo, é possível usar, para um único trabalho, todas as cores desejadas, em apenas três ou quatro tingimentos. Essa técnica é conhecida como a técnica do "Falso Batik".
Ass: Fabrícia Negreiros

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Caixa "tulipas"


Essa caixa foi uma encomenda da minha cunhada, ela queria uma caixa grande que coubesse bastante coisa. Aí está! E mais uma vez elas, as tulipas!

Caixa "violetas"


Essa caixa pequena ficou bem delicada, por conta da decoupage e das cores singelas. Foi uma idéia de lembrança para padrinhos de casamento.

Cachepô "margaridas"


Esse cachepô ficou uma gracinha! Aqui utilizamos decoupage de guardanapo, o que deixou o trabalho mais delicado, combinando com as cores aplicadas.

Caixa "árvore no vaso"


Gosto muito dessa caixa. Do formato, do contraste de cores e principalmente da figura decoupada.Tenho uma grande amiga, Carina, que quando viu essa caixa descreveu em poucas palavras: "Que coisa mais bucólica!". E realmente ela é tudo isso, e mais um pouco, pois cabe muita coisa nessa caixa!

Porta bijouterias "Tulipas" - interior

Aqui está o interior do porta bijouterias

Porta bijouterias "Tulipas"

Neste porta bijouterias fizemos uma pátina suave, a aplicamos a figura de decoupage das tulipas nas extremidades. O formato dele é interessante e dentro ele possui divisórias.

Mini baú "Rosas"


Neste mini baú, utilizamos uma técnica muito charmosa, e que eu particularmente adoro, chamada de pátina provençal. Uma técnica rústica, originária da Provence, região do sul da França, e que imita um desgaste provocado pelo tempo.

Bandeja "hortências"


Nessa bandeja fizemos pintura envelhecida, e dentro aplicamos o vidro líquido em cima da pintura de fundo e da figura decoupada. Essa pintura utilizada acabou por realçar bem a decoupagem.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Caixa "Tulipas"

Esta caixa é mil e uma utilidades. Serve para guardar fotografias, cartas, etc... Essa pintura "manchada" deu um charme a mais.

Caixa "Rosas texturizadas"


Essa caixa ficou bem interessante. Utilizamos decoupage (guardanapo) e o efeito obtido na tampa através de massa acrílica, com a pintura bem clara no centro e escurecendo para as extremidades, justamente para deixar a imagem bem destacada, ou "iluminada".

quinta-feira, 23 de outubro de 2008


Boa tarde !
Somos irmãs, administradoras, moramos em Belém (PA) e estamos trabalhando com artesanato em madeira (pintura) a mais ou menos 01 ano. Aqui neste espaço, iremos mostrar alguns de nossos trabalhos e suas técnicas.
Agora estamos começando a trabalhar com pinturas em latas e vidros ... futuramente estaremos postando foto de nossos "novos" trabalhos.
A foto de hoje é uma caixa de madeira que poderia servir como "porta-treco" (pois não tem divisória). A técnica adotada foi a "Découpage" com guardanapo e pintura normal creme e pink.
Técnica em Découpage:
" Técnica do Guardanapo também conhecida como Decupagem (em português) ou Découpage (em francês) é a arte de recortar gravuras de papel e, com elas, revestir superfícies de objetos, como madeira e metal. A técnica dá a impressão que transformamos o objeto através de uma pintura, quando, no entanto, fazemos uma espécie de colagem."
É uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras, guardanapos ou recortes que você aplica no objeto dando um novo acabamento à sua peça. Como todo trabalho artístico manual, também é uma oportunidade para relaxar e desenvolver a criatividade, além de ser uma ótima dica para presentear!
Esperamos que este espaço sirva para ensinar e aprender, trocando informações e também qualquer dica ou crítica será muuuuuuuuuito bem vinda!